CATÁLOGO "A TIMBRADORA"

Alguns anos atrás encontrei em um sebo um lindo catálogo. Ele provavelmente pertencia ao vendedor de uma gráfica chamada "A Timbradora", que ficava na Rua São Bento aqui em São Paulo. Deve ser do finalzinho dos anos sessenta, pelas datas impressas. Imagino que timbre seja um sinônimo de 'clichê', que é um original feito em metal que se usa para imprimir em máquinas Leterpress.

O manual tem cerca de vinte páginas forradas de selos, rótulos e etiquetas. Eles foram feitos para grandes empresas, como fábricas de chocolate, mas também para alguns pequenos negócios como lojas de flores e de roupas. A qualidade das artes e da impressão é muito boa, dá pra perceber que as pessoas que faziam eram verdadeiros artistas.

Já não se vê mais selos e etiquetas por aí impressos dessa maneira. É uma técnica que se perdeu. O catálogo também teria se perdido e com ele uma pequena história do design gráfico Brasileiro se eu não tivesse a sorte de encontrá-lo. Espero conseguir no futuro contribuir com alguma publicação ou artigo fornecendo esse originais para que eles possam de alguma forma se perpetuar.